sexta-feira

Naturopatia



Desde a antiguidade, o ser humano vem procurando a fonte da juventude baseado em diversas experiências, idéias e conceitos. Através dos séculos, diferentes civilizações contribuíram para tal. No início era apenas por simples vaidade até que, finalmente, as civilizações chegaram a um consenso passando a buscar não só uma boa aparência, mas a boa saúde e sua manutenção.
O alemão Sebastien Kneipp é apontado como pioneiro da Naturopatia depois de ter criado, na Alemanha, um centro de “cura pela água” – hidroterapia – onde tratava várias doenças. Por sua vez, foi o terapeuta alemão Benedict Lust, que afirma ter sido curado por Sebastien Kneipp, o responsável pela difusão da Naturopatia no mundo ocidental, por volta do ano 1892. Apesar de ter surgido apenas em 1902, a palavra “Naturopatia” é bem mais antiga, remontando à expressão grega “pathos” e “natura” que significa “doença da natureza”.
Imagine uma máquina toda suja a qual as peças não possam nem mais trabalhar corretamente por conta do acúmulo de sujeira. Assim fica o organismo humano depois de um tempo se alimentando mal , com hábitos prejuciais sem que se tome os devidos cuidados para que a máquina trabalhe perfeitamente. Uma das preocupações da Naturopatia é que a alimentação, junto a outras ações seja uma medida preventiva fortalecendo o sistema imunológico criando assim, uma barreira protetora para o organismo.
A Naturopatia é o estudo e tratamento das doenças, única e exclusivamente através de processos naturais. Defende uma perspectiva holística do homem (é visto e tratado como um todo e isso inclui as suas características físicas, psíquicas, sociais, etc.) que acredita ter uma total capacidade de auto-regeneração. Com a ajuda de terapêuticas naturais complementares, o corpo reage graças aos seus próprios mecanismos de defesa e de reequilíbrio, desencadeando um processo que conduz à cura 100% natural.
Mais próximo de um modo de vida natural, o organismo recupera a capacidade de se auto-regenerar graças ao fortalecimento das funções imunológicas, evitando assim a entrada de doenças.
Caracterizada por sendo uma terapia multidisciplinar, a Naturopatia é uma opção válida para homens e mulheres de todas as idades. Utilizada no tratamento de perturbações crônicas e agudas, abrange patologias tão diversas como: anemia, artrite, diabetes, alergias, bronquite, enxaquecas, sinusite, constipações, tensão pré-menstrual, dores menstruais, menopausa, osteoporose, obesidade, problemas de pele, afecções digestivas, úlceras, cistite, irritações do cólon, má circulação, recuperações pós-operatórias, stress e ansiedade, entre outros.
Outra vantagem desta ciência é a reeducação alimentar e do estilo de vida, que faz o indivíduo eliminar os hábitos nocivos à saúde tais como tabagismo, alcoolismo, dependências químicas quaisquer que sejam, maus hábitos alimentares resultantes de tradições culturais.
A naturopatia tem antes de qualquer coisa o objetivo de prevenir e depois tratar a saúde do indivíduo baseado no fato de que um organismo bem alimentado terá um sistema imunológico eficiente. Enfim, a Naturopatia previne, trata e cura a saúde de uma forma integral e sustentável.