terça-feira

Frutas Vermelhas



Já era conhecida a apreciação existente pelas frutas vermelhas por parte da população em geral, extremamente populares quer pelo seu gosto, quer mesmo pela sua capacidade de ornamentação na culinária.
Cada uma tem o seu sabor intenso, framboesas, ameixas, amoras, morangos, qualquer uma delas faz bem a saúde, também porque quem consumir uma grande quantidade de frutas e verduras tem menos probabilidade de contrair doenças do coração e alguns tipos de câncer. Os frutos silvestres previnem a má digestão e ajudam a combater outros danos no organismo. As framboesas são conhecidas por reduzirem o risco de câncer em até 80%, algumas também ajudam a combater a depressão assim como as infecções urinárias, já as ricas em vitaminas C e potássio ajudam a baixar a pressão arterial. Os frutos silvestres são fortificantes naturais.
Estas frutas contêm propriedades antioxidantes, atuam na redução do colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico. Os últimos estudos realizados demonstraram que as antocianinas e são associadas à prevenção de complicações cardiovasculares, neurodegenerativas, antiinflamatórias e anticancerígenas, as antocianinas encontram-se nos frutos vermelhos, esta imunidade é criada graças à ação dos antioxidantes que atuam no organismo limpando dos radicais livres, que causam danos celulares.
Os morangos eliminam o ácido úrico presente no organismo. Se existir em grande quantidade, esta substância causa pedras nos rins. Coma morangos ao natural ou como preferir, mas o importante é comer. Os resultados são uma ótima fonte de vitaminas C, B1, B2 e B6, magnésio e fósforo, cálcio, potássio, ferro, zinco, cobre ácido fólico, o suficiente para se tornar num isotônico natural, ideal para esportistas. Previnem Também, problemas no aparelho reprodutor feminino: TPM, miomas, infecções, câncer etc.

Propriedades
Morango – aumenta a resistência às infecções e tem ação anticancerígena. Para os "esquecidos", ajuda a melhorar a memória, prevenir enfarte. É indicado para quem está com "baixas energias". Excelente fonte de vitamina C, beta-caroteno (provitamina A), cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, silício e, em menor quantidade, vitaminas A e B.
Mirtilo – não é apenas uma fruta saborosa. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry - a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa - e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos, que age de maneira benéfica no organismo. Combate os radicais livres, antiinflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim. Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo previne doenças relacionadas à visão, como catarata e glaucoma, melhora a capacidade de leitura e o foco da visão.
Framboesa – as folhas da framboesa têm efeito antidiarréico e antiinflamatório. Em inflamações das gengivas e de garganta, a folha é usada em infusões para fazer enxágues ou gargarejos para acalmar. A framboesa é indicada contra a prisão de ventre, reumatismo e outras doenças metabólicas, sobretudo no fígado, rins e e hemorróidas. Boa para equilibrar a falta de vitaminas no organismo. O suco de framboesa com água é indicado para tirar a sede e ajudar na cura de doentes com febre. As folhas de framboesa com folhas de amoreiras são recomendados em catarros, irritações e inflamações das vias gastrintestinais, diarréias, inflamação do intestino grosso e hemorragias hemorróidas.
Amora-preta – utilizada como corante natural de excelente qualidade. É considerada planta anticancerígena pela ação do ácido elágico e também no combate à osteoporose, devido sua concentração elevada de cálcio (46 miligramas por 100 gramas de fruto). Outra utilização crescente é como tônico muscular durante práticas desportivas, devido ao alto teor de potássio encontrado no fruto (245 miligramas por 100 gramas de fruto).
Utilizada no preparo de geléias e sucos
Cereja – é alcalinizante, remineralizante, combate a desinteria, é eficaz contra a arteriosclerose. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o
Marasquino. As cerejas contêm proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.
Uva – é uma fruta altamente energética por ser rica em carboidratos. Pela sua quantidade de água e sais minerais, ela ativa os rins aumentando a eliminação de urina. Além de suave laxante, essa fruta atua contra várias enfermidades do intestino, fígado, abdome, vômitos e amargo da boca, além de estimular as funções cardíacas.